HISTÓRICO DA LOJA

Breve Histórico da Centenária Loja Amparo da Virtude, 0276:

Esta loja foi fundada em 13/01/1874, ao Or.•. de Recife seus idealizadores traçaram muitas metas a serem cumpridas.
O destaque principal de atuação, ficou por conta das campanhas realizadas entre seus obreiros para angariar fundos com a finalidade de comprar a liberdade de muitos escravos.
Foi decidido em Assembléia da Loja, no dia 05 de junho de 1875 que toda renda proveniente do Tronco de Beneficência, seria destinada para compra de cartas de alforria, onde mais escravos tinham sua liberdade.
A maioria dos obreiros da loja eram filhos de senhores de engenhos e alguns nobres de origem portuguesa.
A loja começou o ano de 1882 com muitas dificuldades financeiras em função da grande pressão recebida pelo seu trabalho humanitário em prol dos negros.
Outra situação que culminou com o término das atividades da Loja Amparo da Virtude, foi a fusão do Grande Oriente Unido do Brasil com o Grande Oriente do Brasil, formando uma única União Maçônica aos 18 dias do mês de dezembro de 1882 da E.•. V.•.
Ficando determinado nos termos do acordo na fusão da potência única, a unificação de várias lojas nos respectivos Orientes.
A ARGBLS Amparo da Virtude no Oriente Unido tinha o nº de ordem 3, era portanto a 3ª loja da obediência, com a mudança para o Grande Oriente do Brasil, recebeu o nº 276 que utiliza até os dias atuais.
Naquele mesmo ano, mais precisamente em 27 de dezembro, com os problemas da fusão, praticamente perdeu sua identidade junta à Potencia que pertencia, o GOU,
Figuras Importantes da época, assinaram o livro de presenças da Loja Amparo da Virtude nº 03 no G.•.O.•.U.•. com destaque para: José Maria da Silva Paranhos, conhecido Barão do Rio Branco; Dr. Joaquim Saldanha Marinho, conhecido por Ganganelli, dentre outros.
A Loja Amparo da Virtude teve durante vários  anos as suas colunas adormecidas, voltando à normalidade com o soerguimento das mesmas em 07 de setembro de 2007 ao Oriente de Pesqueira - PE.
Em seus registros existentes no GOU  consta  o REAA   como sendo o utilizado, e o mesmo que voltou a utilizar novamente em seus trabalhos ritualísticos.
No seu quadro hoje contamos  com  16 IIr.'. 
Neste dia 25 de Março/2019,  completamos 145 anos de nossa regularização junto ao Grande Oriente do Brasil. 1874-2019.
De parabéns o Grande Oriente de Pernambuco-GOPE, o Grande Oriente do Brasil-GOB e a Maçonaria Brasileira por ter de volta às atividades, esta centenária loja simbólica.
E principalmente todos nós obreiros por pertencer às suas fileiras com muito orgulho.

Fonte de Consulta: Livro atividades da ordem secreta, catania editora 1964.